segunda-feira, 1 de novembro de 2010

intervalo


quem te disse ao ouvido esse segredo
que raras deusas têm escutado -
aquele amor cheio de crença e medo
que é verdadeiro só se é segredado?...
quem te disse tão cedo?

não fui eu, que te não ousei dizê-lo.
não foi um outro, porque não sabia.
mas quem roçou da testa teu cabelo
e te disse ao ouvido o que sentia?
seria alguém, seria?

ou foi só que o sonhaste e eu te o sonhei?
foi só qualquer ciúme meu de ti
que o supôs dito, porque o não direi,
que o supôs feito, porque o só fingi
em sonhos que nem sei?

seja o que for, quem foi que levemente,
a teu ouvido vagamente atento,
te falou desse amor em mim presente
mas que não passa do meu pensamento
que anseia e que não sente?

foi um desejo que, sem corpo ou boca,
a teus ouvidos de eu sonhar-te disse
a frase eterna, imerecida e louca -
a que as deusas esperam da ledice
com que o olimpo se apouca.
fernando pessoa


4 constelações (cada)

Sem comentários: